ADIRPLAST ALERTA SOBRE OS PROBLEMAS CAUSADOS PELA INADIMPLÊNCIA NO SETOR

Entidade, que atende mais de 7 mil transformadores, diz que o não pagamento é prática que precisa ser combatida.

InadimplênciaSão Paulo, 17 de abril de 2017 – Cerca de 60% das empresas em operação no país estão inadimplentes, segundo levantamento da Serasa Experian divulgado em março deste ano.  Isso significa que, das cerca de 8 milhões de empresas em operação no país, 4,9 milhões estão ‘negativadas’. Muitas delas são da cadeia de plástico. “Esse é um problema que precisamos enfrentar juntos com os transformadores de médio e pequeno porte. É preciso que essas empresas adotem práticas de gestão mais eficientes em suas empresas, do contrário, acabarão entrando em processo de falência ou recuperação judicial, do qual pouquíssimas empresas têm conseguido sair”, explica Laércio Gonçalves, presidente da ADIRPLAST.

Diante do problema, a ADIRPLAST decidiu promover, entre seus clientes, cerca de 7 mil transformadores, na maioria composta por empresas familiares de pequeno e médio porte, ações que incentivem e orientem sobre as boas práticas de gestão empresarial. “Acreditamos que a gestão aprimorada é o que pode de fato mudar a história dos pequenos e médios transformadores de plástico no país. Por isso, temos pedido que as petroquímicas entrem conosco neste desafio. É preciso mais atenção com mercado local e transformador fidelizado”, explica Osvaldo Cruz, diretor da Entec Polímeros e vice-presidente da ADIRPLAST.

A meta da entidade é que, ainda neste ano, 5 mil empresas do setor de transformação de plástico sejam beneficiadas através de cursos e palestras, nos quais serão debatidos temas como como fluxo de caixa e inadimplência, entre outros assuntos”, reforça Cruz.

Cursos e programa – É necessário abordar a inadimplência com a devida importância, explica o consultor do Sebrae-SP, João Carlos Natal. Afinal, “esse é um dos principais fatores de risco para uma empresa, algo que pode levá-la ao colapso”.

Para aqueles que buscam mais conhecimento, não faltam alternativas. O Sebrae mesmo oferece cursos, inclusive gratuitos, Brasil afora. Um deles é o de Gestão Empresarial Integrada. Nele o aluno terá aulas presenciais ou online de disciplinas como Estratégias de competitividade e a Satisfação do proprietário na prática, entre outros. Duração de 30 dias (15 horas) e disponível para todo país. Mais informações no site: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ead/gestao-empresarial-integrada,e7034bbfa8c98510VgnVCM1000004c00210aRCRD

Além dos cursos, programas de computador que ajudam a gerir a empresa também podem ajudar a evitar erros. Recentemente, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e a Braskem lançaram o Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), uma ferramenta inédita que deve auxiliar pequenas e médias empresas do setor plástico na tomada de decisões estratégicas e controle do fluxo de caixa.

Gestão Empresarial IntegradaO programa realiza cálculos sofisticados e indica resultados que apontam se os investimentos previstos são realmente vantajosos ou negativos. A ferramenta é capaz de apontar ainda qual a taxa de retorno projetada para os investimentos e se é realmente interessante para o empresário tomar crédito para uma possível expansão. “A solução irá beneficiar empresas que atuam em diversos segmentos”, conta José Ricardo Roriz Coelho, presidente da ABIPLAST. Para conhecer mais sobre o programa acesse: http://www.picplast.com.br/

“Se você é pequeno empresário, seja qual for sua escolha, o importante é não parar no tempo e achar que velhas práticas, como a inadimplência, levarão sua empresa para frente. Muito pelo contrário”, explica Laercio Gonçalves.

A ENTIDADE


A ADIRPLAST tem como diretrizes o fortalecimento da distribuição, o apoio aos seus associados e a integração do setor de varejo de resinas plásticas e filmes de BOPP-PET. Seu objetivo é demonstrar a importância que os distribuidores têm para o setor e para o desenvolvimento do mercado brasileiro de plásticos. A entidade trabalha ainda para promover a imagem sustentável do plástico, melhorar a gestão financeira dos transformadores e ajustar o desordenamento tributário sobre a indústria.

Atualmente, a entidade agrega empresas distribuidoras de resinas plásticas e filmes BOPP-PET que, juntas, tiveram um faturamento bruto de cerca de R$ 3,5 bilhões em 2016. Elas responderam por cerca de 10% de todo o volume de polímeros e filmes BOPP-PET comercializados no país.

Credenciadas pelos fabricantes, essas empresas garantem ao cliente final a qualidade do produto e dos serviços de logística e financeiro. Além disso, contam com uma carteira de 7.000 clientes, em um universo de 11.500 transformadores de resinas plásticas no Brasil. Para atendê-los, a entidade emprega 180 representantes externos e mantém 150 postos de atendimento, além de equipes de assistência técnica e de pós-venda.

Organizações essenciais ao setor de plástico brasileiro, os distribuidores associados à ADIRPLAST são responsáveis pela emissão mensal de aproximadamente 25.000 notas fiscais e 80.000 duplicatas.

Fale com a gente!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Postagens relacionadas

Últimas postagens