Apesar das dificuldades, ADIRPLAST fecha o ano confiante

Com queda prevista de 4% no consumo de resinas plásticas no país neste ano, em relação ao ano anterior, distribuidores associados à ADIRPLAST acreditam que iniciativas de valorização às empresas transformadoras nacionais podem fortalecer a indústria do plástico no país

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Laercio Gonçalves, presidente
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Osvaldo Cruz, vice-presidente

São Paulo, 13 de dezembro de 2016 – A ADIRPLAST (Associação de Distribuidores de Resinas Plásticas) apresentou, nesta última semana, dia 8 de dezembro, em São Paulo, estudo que aponta queda prevista de 4% a 5% na comercialização de resinas plásticas no país em relação ao ano passado. O material, analisado pela 2U Inteligência de Marketing, considerou, entre outras informações, as vendas de PE’s (polietilenos) e PP’s (polipropilenos) feitas durante janeiro e setembro deste ano no Brasil, não apenas por empresas vinculadas à entidade. Não bastasse a queda deste ano, é preciso lembrar que o setor já amargava números 5% menores em 2015, quando comparado a 2014.

Considerando apenas o mercado de PE’s e levando em conta apenas o primeiro semestre deste ano, já que números totais ainda não foram consolidados, as quedas são mais acentuadas. Na comparação com mesmo período do ano passado as vendas caíram 12,2%. A explicação pode estar na importação, mas não de resinas apenas. Isso porque, apesar de as PE’s terem sido as resinas plásticas mais importadas no período, com 30% do mercado, as importações também estão caindo e devem fechar este ano ao menos 5,5% menor do que terminou 2015. A importação de produtos acabados, inclusive embalagens, além, claro, da própria diminuição de consumo no país, colaboraram em muito para esse cenário. O consumo aparente de resinas de PE’s, PP’s e PS+EPS no país em 2016 será, em torno, 4% menor que o de 2015, quando foram comercializadas 3,8 milhões de toneladas de resinas PE’s e PP’s.

Apesar do cenário negativo, associados à entidade, responsáveis por um faturamento de R$ 3,5 bilhões por ano, comemoram uma estabilidade marcante, contabilizam quase 50% do setor de varejo. Uma conquista e tanto, considerando que este é um setor extremamente pulverizado e sem regras claras de competição, no qual concorrem centenas de empresas, entre distribuidores sem bandeiras e transformadores revendedores, que apenas repassam suas sobras e têm a venda de resinas como negócio paralelo.

No mercado nacional de resinas, o varejo atende cerca de 20% da demanda. A comercialização dos outros 80% é feita diretamente pelas petroquímicas aos grandes transformadores. No entanto, o mercado é formado, quase que em sua totalidade, 80%, por pequenas e médias empresas que precisam de apoio.

Entre os diferenciais oferecidos pelas afiliadas à ADIRPLAST aos clientes, vale destacar a qualidade e procedência dos produtos, a grande gama de resinas ofertadas, com mais de 2.500 grades, assistência técnica, o financiamento das compras e a entrega em menos de 24 horas. “Nosso foco é o cliente. Não por menos abraçamos suas causas. Sabemos que quando um transformador brasileiro perde venda para as importações de produtos acabados, todos nós perdemos. Por isso, resolvemos ter uma postura mais ativa diante de temas que influenciam diretamente o nosso negócio e, consequentemente, a cadeia do plástico. Um deles é na forma como nossos clientes gerem seu negócio”, explica Laercio Gonçalves, presidente da entidade e da Activas Plásticos Industriais.

O elevado nível da administração empresarial é o que tem permitido que, apesar da significativa redução de tamanho do mercado e dos sérios inconvenientes causados pela inadimplência no setor, as empresas associadas à ADIRPLAST obtenham resultados acima da média do mercado. Por isso, gestão é uma das bandeiras da entidade, que deve promover cursos e palestras sobre o assunto para seus clientes: “Acreditamos que a gestão aprimorada é o que pode de fato mudar a história dos pequenos e médios transformadores de plástico no país. Por isso, pedimos que as petroquímicas entrem conosco neste desafio. É preciso mais atenção com mercado local e transformador fidelizado”, explica Osvaldo Cruz, diretor da Entec Polímeros e vice-presidente da ADIRPLAST.

Fábio Mestriner, professor de design de embalagens na ESPM (Escola Superior de Marketing e Propaganda), que participou do evento, acredita que a união do setor é vital para negócio e que, pelo menos do que depender do mercado de embalagens, é bom que os transformadores estejam preparados, pois não vai faltar demanda: “As embalagens são os itens mais produzidos pela indústria mundial e o plástico, que está presente em diversas categorias de produtos, tem conseguido aumentar sua participação ano após ano. Hoje já está presente em mais de 40% desses itens”, finaliza.

Além da promoção às melhores práticas de gestão, são bandeiras da ADIRPLAST para 2017 a sustentabilidade e a tributação, principalmente no que se refere à equalização do ICMS entre os estados.

A entidade

A ADIRPLAST, que completa 10 anos em 2017, tem como diretrizes o fortalecimento da distribuição, o apoio aos seus associados e a integração do setor de plásticos. Seu objetivo é estreitar os laços que unem os segmentos da indústria, além de demonstrar a importância que os distribuidores têm para o setor e para o desenvolvimento do mercado brasileiro de plásticos. A entidade trabalha ainda para promover a imagem sustentável do plástico, melhorar a gestão financeira dos transformadores e ajustar o desordenamento tributário sobre a indústria.

Atualmente, a entidade agrega empresas distribuidoras de resinas plásticas e filmes BOPP-PET que, juntas, tiveram um faturamento bruto de cerca de R$ 3,5 bilhões, em 2015, e responderam por cerca de 10% de todo o volume de polímeros comercializados no país.

Credenciadas pelos fabricantes, essas empresas ostentam bandeiras dos produtores, o que garante ao cliente final a qualidade do produto e do serviço de logística. Além disso, contam com uma carteira de 7.000 clientes, em um universo de 11.500 transformadores de resinas plásticas no Brasil. Para atendê-los, emprega 180 representantes externos e mantém 150 contactcenters, além de equipes de assistência técnica e de pós-venda.

Players decisivos no setor de plástico brasileiro, os distribuidores associados à ADIRPLAST são responsáveis pela emissão mensal de aproximadamente 30.000 notas fiscais e 70.000 duplicatas.

Fotos do evento de confraternização da ADIRPLAST realizado em 08/12/2016 Celebracao2-08-12Celebracao1-08-12

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